Nutrição Clínica e Esportiva

Nutrição clínica

Quando se fala em Nutrição, a maioria das pessoas tem em mente a ideia de emagrecimento e dietas restritivas, porém, a Nutrição é algo que vai muito além.

A Nutrição Clínica tem como foco suprir as necessidades e deficiências de cada pessoa através de uma alimentação adequada, com todos os nutrientes necessários, proteínas, vitaminas, minerais, lipídios e glicose, com isso, o corpo cria resistência a doenças mantendo a boa saúde.

É preciso avaliar cada pessoa individualmente respeitando as seguintes etapas:

1- Avaliar a condição nutricional do paciente (através desta avaliação, são identificadas todas as necessidades e exigências nutricionais)

2- Desenvolver a estratégia nutricional adequada

3- Calcular a energia e nutrientes necessários para o equilíbrio do paciente

4- Estabelecer como será administrada a energia e nutrientes necessários (suplementos ou alimentação)

5- A terapia é aplicada através de um monitoramento rigoroso

6- De acordo com o desenvolvimento do paciente pode ocorrer adaptações para se criar ou manter uma nova condição física.

A alimentação balanceada, com todos os nutrientes necessários, proporciona vários benefícios como:

  • Cicatrização de feridas
  • Diminuição de infecções
  • Melhora da disposição
  • Aumento da imunidade
  • Diminuição de gorduras localizadas
  • Aumento de massa muscular
  • Melhora da saúde dos cabelos, unhas e pele
  • Melhora o raciocínio
  • Melhora o funcionamento dos órgãos em geral
  • É importante sempre consultar um profissional credenciado, pois, somente um nutricionista capacitado pode indicar o tratamento adequado a cada necessidade


    Nutrição Esportiva

    Uma vida saudável começa com a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. A Nutrição Esportiva tem como objetivo melhorar o desempenho de esportistas profissionais e amadores, bem como praticantes de atividades que tem como foco adquirir um melhor condicionamento físico.

    Com isso, muitas pessoas optam, por conta própria, consumir suplementos e vitaminas sem o conhecimento adequado de cada produto, seja de seus benefícios ou efeitos colaterais.

    Não existe uma fórmula pronta, cada pessoa possui características físicas diferentes e, com isso, objetivos específicos. É necessário o conhecimento, além da nutrição, em fisiologia e bioquímica para se desenvolver um plano alimentar e suplementar adequado a cada objetivo, levando em consideração a freqüência, intensidade e rotina de treinos de cada um.

    Embora a Nutrição Esportiva esteja presente efetivamente na vida de atletas profissionais, qualquer pessoa que pratica exercícios pode se beneficiar desta especialidade.

    Além da melhora do desempenho físico, a Nutrição Esportiva tem como prioridade zelar pela saúde cada esportista. Somente com base em uma avaliação detalhada é que se pode identificar as necessidades e restrições de cada pessoa.

    Equilibrar a quantidade exata de carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais é fundamental para se atingir os objetivos de forma saudável. Somente um nutricionista é capaz de estabelecer a formula correta para cada um, sempre levando em consideração a avaliação inicial.

    Um plano alimentar bem elaborado é suficiente para se alcançar a ingestão adequada de nutrientes sendo desnecessário o uso de suplementos, porém há casos em que o nutricionista pode avaliar como necessário o uso de suplementação.

    Neste caso, o nutricionista irá indicar a dosagem e o suplemento com mais benefícios para cada atleta.