Liberação miofascial esportiva

Melhore a sua performance esportiva

A fáscia é uma membrana de tecido conjuntivo fibroso que envolve as diferentes estruturas do nosso corpo como articulações, ossos, nervos, vísceras, vasos e musculatura. Servem para dar sustentação e manter suas formas.

Na musculatura, a fáscia tem a função de evitar o atrito entre eles, porém, algumas disfunções podem fazer com que a fáscia fique mais espessa e rígida, aderindo aos músculos e outras partes do corpo. Tal anomalia provoca dores e fraqueza muscular, além de prejudicar a postura e a movimentação. Em um estado mais avançado pode comprometer o sistema circulatório e nervoso, pois, os vasos sanguíneos e os nervos são comprimidos.

O tratamento de Liberação Miofascial consiste em diminuir a tensão na fáscia através de manobras lentas e contínuas, exercendo pressão em determinados pontos do corpo onde se apresentam tensões perceptíveis ao toque.

Esta técnica é muito utilizada por esportistas para ganho de performance e prevenção de lesões e, também, por praticantes de musculação, devido ao aumento da capacidade de expansão muscular e movimentação.