Massoterapia

Massagem relaxante no tratamento da Síndrome de burnout

Esgotamento Profissional ou Estresse Ocupacional, conhecidos como Síndrome de Burnout, infelizmente tem se tornado comum em nossa sociedade.

Perceber os sinais emocionais é de extrema importância para que o problema não evolua a ponto de incapacitar o indivíduo, porém, muitas pessoas só tomam consciência de que precisam procurar ajuda quando o corpo físico começa a responder de forma negativa.

Muitas pessoas ignoram os sintomas emocionais por serem vistos como sinais de fraqueza ou falta de capacidade profissional, ignorando seus limites.

Com o excesso de informações e a facilidade de acesso que temos hoje com as redes sociais, uma enxurrada de “gurus” da internet “especialistas” em desenvolvimento profissional surge a cada dia.

Palavras como resiliência, foco, meta e sonhos são distorcidas, ignorando o fato de que cada pessoa é única, com seus limites emocionais particulares, gerando excessos de cobrança e perfeccionismo.

Com isso, além das condições de trabalho desfavoráveis, cria se um ambiente de competição e autocobrança, com funcionários viciados em trabalho.

Cada ser humano é único, não existe uma “receita” única que funciona para todos. Entender seu limite emocional é a melhor forma de melhorar o desempenho pessoal e profissional, pois previne o quadro de esgotamento.

Aos primeiros sinais emocionais, utilizar-se de Terapias como a Massagem Relaxante evita o avanço da Síndrome de Burnout.


Como a Massagem Relaxante funciona.

Numa situação de estresse, nosso corpo libera hormônios que estimulam a glândula supra renal a produzir cortisol, adrenalina e noradrenalina, responsáveis por adaptarem o corpo humano à situações de ameaça, enrijecendo músculos e nervos.

O problema é que, na maioria dos casos, estes hormônios permanecem em taxas elevadas mesmo não havendo nenhum tipo de ameaça verdadeira, resultando em estado constante de alerta.

A atividade parassimpática (mantém o corpo em estado de calma) diminui, enquanto o sistema simpático (prepara o organismo para as situações de perigo) aumenta, levando a uma elevação da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco.

E, é aí que a massagem é capaz de equilibrar o organismo, promovendo o relaxamento do corpo e da mente, porém, mantendo o estado de atenção.

Com movimentos suaves e harmônicos, a Massagem Relaxante ativa o sistema parassimpático, contribuindo, também, na produção da ocitocina que, juntamente com a dopamina, a serotonina e a endorfina, constituem o grupo chamado de “neurotransmissores da felicidade”, diminuindo o estresse, a ansiedade e da angústia.

A circulação sanguínea e o sistema linfático melhoram trazendo benefícios ao sistema imunológico, os músculos relaxam proporcionando melhor flexibilidade e promovendo sensações de conforto e bem estar.


Benefícios

  • Acalma a mente
  • Melhora o Sistema Imunológico
  • Diminui as Dores Musculares
  • Melhora a Circulação Sanguínea
  • Proporciona Bem Estar