Kinesio Taping

A bandagem que proporciona estabilidade e apoio aos músculos e articulações auxiliando nos processos de recuperação.

Desenvolvido pelo médico japonês Kenzo Kase, na década de setenta, a Kinesio Taping consiste na aplicação de uma bandagem elástica na pele que proporciona estabilidade e apoio aos músculos e articulações auxiliando nos processos de recuperação e melhorando o funcionamento musculoesquelético, além de outros benefícios ao sistema circulatório, linfático e neurológico.

A Kinesio Taping estimula os mecanorreceptores, responsáveis pela propriocepção, que é a capacidade que o próprio corpo tem de avaliar em que posição se encontra, mantendo, assim, o equilíbrio perfeito estando em movimento, realizando esforços ou parado.

Pode ser usada, também, para prolongar o efeito de outras terapias permitindo que seus benefícios se mantenham por dias.

A Kinesio Taping é amplamente utilizada por praticantes de diversos esportes, mais sujeitos a lesões e processos inflamatórios, por permitir que o corpo mantenha os movimentos naturais.

Embora seja um material de aplicação segura, deve ser feita exclusivamente por profissionais da área, pois, é preciso ter conhecimento da anatomia muscular, onde, uma fita aplicada de maneira errada não terá o efeito esperado ou, até mesmo, pode piorar a região a ser tratada.

As fitas são de algodão e hipoalergênicas que permitem a movimentação e a respiração da pele e, portanto, devem ter autorização da Anvisa. Uma fita de qualidade duvidosa pode causar lesões e alergias.