Acupuntura no tratamento de Dor crônica

Uma das principais causas de sofrimento, a dor crônica gera incapacidades e comprometimento da vida social e econômica.

Considerada um problema de saúde pública, a dor crônica leva cerca de 40% das pessoas a procurarem os serviços de saúde.

Entendendo a dor:

A dor é uma resposta protetora do organismo a estímulos nocivos, ou seja, é uma forma de nos alertar que algo está errado, por exemplo, uma fratura ou uma lesão. Reparado este problema, a dor cessa.

No caso da dor crônica, este estímulo de alerta já perdeu a sua função, passando a ser a própria doença. Exemplos: fibromialgia e artrite.

Entende se por dor crônica a dor que persiste por mais de 3 meses.

Outro fator que pode causar a dor crônica é o excesso de sensibilidade nervosa, isto acontece devido a estímulos repetidos nas fibras nervosas e nas células que detectam, enviam e recebem os sinais de dor, alterando suas estruturas, fazendo com que elas fiquem mais ativas.

Com isso, áreas do tecido muscular e conjuntivo se tornam mais sensíveis. Conhecidos como pontos-gatilho, estas áreas irradiam dores para outras partes do corpo.

A Acupuntura possui uma eficácia comprovada no tratamento de dores crônicas.

As técnicas de acupuntura consistem na aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo, chamados de meridianos, onde estão localizadas terminações nervosas, tendões e fibras musculares com o objetivo liberar a energia acumulada no corpo, ativando as fibras musculares. Isto faz com que a medula espinhal estimule o cérebro a liberar substâncias, como endorfina, que reduzem a dor e promovem relaxamento e sensação de bem-estar.

A acupuntura pode ser usada como tratamento complementar de diversas doenças como gastrite, úlcera duodenal, artrite reumatoide, asma e alterações hormonais pois, através da estimulação de pontos específicos do corpo, pode melhorar a circulação sanguínea, regular os batimentos cardíacos e estimular as células de defesa do corpo, auxilando, também, na redução da ansiedade e estresse, diminuindo as dores nas costas, enxaqueca, cólicas menstruais, além de reduzir as dores causadas pela fibromialgia.